Crianças seguras e casa arrumada

   Com criança pequena em casa, é certa a correria. Eles mexem em tudo, colocam o que vê na boca, sobe, escalam móveis ou ainda fazem os mesmos como meio de locomoção. Mas para ficar tranquila, nada melhor que deixar a casa “a prova de criança”.

    E para quem acha que criança não sabe ajudar na casa, é bem pelo contrario, ensinar e ajuda-lo a organizar o espaço só traz benefícios e os mesmos sentem-se importantes com isso.

Por este motivo seguem algumas dicas que ao longo do tempo fui pesquisando e também aprendendo.

1- Os Berços ou camas devem ter proteções laterais, e os espaços entre as grades do berço devem ser de 5 a 7 cm para evitar que cabeça se prenda entre elas. Já as para proteção das caminhas, tem varias. Podem vir acompanhadas já com a mesma, ou compradas à parte. Geralmente elas são de ferro e com uma redinha de proteção. Com elas você evita que a criança caia da cama por acidente enquanto dorme. Aqui em casa uso diariamente.

s

2 – Opte sempre por móveis de cantos arredondados ou inclua protetores de quina (a dica vale para toda casa).Sempre que conseguir, posicione os móveis longe de janelas. Indico colocar grade de proteção em todas as aberturas. Concordo que a sensação de inicio é ruim, mas com o tempo a gente acostuma e nem percebe mais a tal rede na janela.

postb

3 – Nada melhor que brincar, mas se possível guardar os brinquedos para evitar que a criança tropece e caia, ou melhor, vire uma zona geral.

postbr

4 – Medicamentos sempre longe das crianças, aqui em casa eu uso trava de gavetas na “gaveta dos medicamentos” que fica próximo à cama. Muitos indicam que seja colocado em lugares altos e trancado para maior segurança, mas aqui em casa só a trava infantil serviu. O mesmo vale para bebidas alcoólicas.

postbrr

5 – Protetores nas tomadas, aqui em casa vi a utilidade quando pequenos, pois quando engatinhavam a tomada era um grande atrativo. Hoje um pouco maiores, não sinto mais a necessidade, pois já expliquei o que pode acontecer. Mas entendo que cada criança é diferente da outra, então é sempre bom observar se há ou não a necessidade do uso.

Bbruna1

6 – Mantes os aparelhos eletrônicos ou eletros domésticos sempre desligados, e sempre checar a se o fio esta em bom estado. Obs: é muito perigoso deixar o carregador conectado na tomada sem o celular… a criança pode colocar o fio na boca.

bbruna

7 – As cortinas não devem ter puxadores, pois há risco de enforcamento ou muita brincadeira de puxar até cair. (Tenho em casa)

postbruna

8 – Lixo sempre fechado, de preferência fora da vista da criança.

postbrunaa

9 – Fogão, mantenha os cabos de panelas, virados para dentro e para trás, ou lado nunca para fora.

postbru

10 – Cafeteira e chaleira elétrica, sempre longe das crianças e checar se esta cheio antes de retira-lo.

p

11 – Muito cuidado com fósforos e isqueiros, você deve guardá-los em locais altos. Experiência própria.

postbrunaaa

12 – Objetos cortantes (garfos, facas, copos de vidro, espetos, etc.), guardem em gavetas e armários altos.

postbrunaaaaa

13 – Guarde produtos de limpeza em lugares altos ou em armários travados.

postbrunn

14 – Cosméticos longe do alcance das crianças. Principalmente talco e creme que eles tanto querem brincar ou comer.

j

15 – Nas escadas, use grades ou portões de proteção no topo e na base.

jj

16 – As tampas dos vasos sanitários devem ser mantidas fechadas e travadas. Confesso que tenho trava até hoje em todos os banheiros, mas nunca usei.

jjjjj

17 – Mantenha o piso seco e use tapetes antiderrapantes de preferencia de tatame para quedas nos primeiros anos.

jjjjjjj

18 – Se sua casa tem piscina, ela deve ter cerca, grade de proteção (com portão trancado), lona de cobertura ou manter sempre fechado à porta.

çp

19 – Os corredores devem ser iluminados à noite, sem tapetes e outros objetos que atrapalhem a circulação. 

pipç

    Isso são apenas dicas de segurança, confesso que muitas eu nem sigo, pois acredito que uma boa conversa também funciona. Mas é sempre bom prevenir.

   Como também aos poucos ir chamando a criança para participar de momentos em que você esta cuidando da casa, assim a mesma pode ir ajudando e criando uma rotina diária. Mas nunca a sobrecarregue deixe fazer se aquilo lhe agrada, acredito que só assim participar e ajudar com a casa será um programa divertido.

   Comece levando a criança, por exemplo, para a lavanderia e peça que ajude a separar as roupas, por exemplo, dele (a)… Deixe-o escolher qual atividade que mais o agrada.

– Crianças de 2 a 3 anos: Guardar brinquedos, colocar roupas sujas no cesto, jogar os alimentos no lixo, limpar o pó das estantes mais baixas, acredite elas vão adorar se sentir úteis. Você pode começar ajudando e aos poucos o deixando fazer sozinho.

 ipçç

– Crianças de 4 a 5 anos: Arrumar a cama, varrer migalhas, usar o aspirador (com sua supervisão é claro – aqui em casa é alegria da Lívia) regar flores.

 ipçip

– Crianças de 6 a 7 anos: Ajudar a colocar o jantar na mesa, manter o quarto sempre arrumado, atender ao telefone.

u,

– Crianças de 8 a 9 anos: Lavar a louça, guardar mantimentos, ajudar a fazer o jantar, preparar a mesa, dobrar e guardar roupa, passar pano no chão.

ugu

– Crianças a partir ou acima de 10 anos: lavar, secar e guardar louça, dobrar roupas, preparar refeições simples com a supervisão de adulto e trocar a roupa de cama.

Beijos, com carinho, Bruna.

Você pode gostar também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*